- ACIDENTES NA AVIAÇÃO COMERCIAL-

 

06/03/2000

Boeing 737-300 da Southwest sai da pista e invade rua na Califórnia - USA!

Um jato da Cia. Southwest Airlines, com 142 pessoas a bordo, saiu da pista no aeroporto de Burbank, na Califórnia. O avião atravessou o final da cabeceira, passou sobre uma cerca do aeroporto e atingiu 02 carros na rua. 05 pessoas - um dos pilotos, dois passageiros do avião e dois ocupantes de um dos carros - foram hospitalizados com ferimentos leves. O Departamento de Aviação Federal (FAA) informou que o avião, procedente de Las Vegas, no estado de Nevada, pousou no Aeroporto Internacional de Burbank às 18:11, hora local, com 137 passageiros e 05 tripulantes. Havia chovido durante todo o fim de semana e a pista estava encharcada. Os bombeiros espalharam espuma ao redor do avião, que perdeu o nariz ao derrubar a cerca.

___________________________________________________________________________

27/02/2000

Boeing 737-400 da Transbrasil derrapa e cai em vala - Porto Alegre - RS!

A aeronave caiu em uma vala próxima à pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Houve pânico e tumulto. Vinte e três pessoas sofreram ferimentos leves. O vôo 202 da empresa Transbrasil partiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo às 19h. O Boeing 737 transportava 111 pessoas, entre elas sete tripulantes. No momento da aterrissagem (as 20h e 19m), chovia muito. Logo após tocar a pista, as rodas travaram e o Boeing derrapou. O impacto foi forte e algumas pessoas bateram com a cabeça nos bancos da frente. A Infraero descartou a possibilidade de que o acidente com o vôo 202 da Transbrasil, domingo à noite, no Salgado Filho, tenha sido provocado por uma aquaplanagem. Depois de uma avaliação preliminar, a Infraero acredita que pode ter ocorrido um pouso fora dos padrões de altura e de velocidade. A Transbrasil rechaça a operação perigosa e aguarda a abertura das caixas-pretas e a conclusão da perícia.

___________________________________________________________________________

31/01/2000

MD-83 da Alaska Airlines cai no mar - California - USA!

Equipes de resgate que vasculham as águas do oceano Pacífico na costa oeste americana encontraram, nesta terça-feira, apenas corpos e nenhum sinal de sobreviventes do acidente com um avião da Alaska Airlines. Oitenta e oito pessoas estavam a bordo. O avião, um bimotor MD-83, precipitou-se no mar a 32 quilômetros do litoral. O aparelho decolara do balneário mexicano de Puerto Vallarta com destino a San Francisco, na Califórnia, levando 83 passageiros e cinco tripulantes. A Alaska Airlines opera vôos de Puerto Vallarta, um movimentado balneário na costa mexicana do Pacífico, para San José, San Francisco e outras cidades da Califórnia. Esse foi o pior desastre envolvendo a companhia em quase 30 anos. De acordo com a companhia, o problema relatado pelo piloto referia-se ao estabilizador horizontal do avião e, se o mesmo não responder ao comando, o piloto não consegue manter o nariz do avião no ângulo certo e a tendência é de que o aparelho comece a mergulhar no ar. Um porta-voz do aeroporto de San Francisco, disse que o MD-83 despencou de uma altitude de 5.500 metros antes de se chocar com a água.

___________________________________________________________________________

30/01/2000

Airbus A-310 da Kenya airways cai logo após a decolagem, na África!

Enquanto as equipes de resgate correm contra o tempo em busca de mais sobreviventes, surgem as primeiras pistas para o acidente com um avião da Kenya Airways que caiu no mar, um minuto após decolar da Costa do Marfim, na noite de domingo. Testemunhas afirmam que o Airbus 310-300 jamais conseguiu ganhar altitude. Pelo menos nove das 179 pessoas a bordo sobreviveram ao acidente. O avião decolara de Abidjan para Lagos, na Nigéria. Este foi o primeiro desastre fatal com aviões da Kenya Airways desde a fundação da companhia, em 1977. A maioria dos 169 passageiros e 10 tripulantes a bordo do vôo 431 era de nigerianos. Dois dos tripulantes eram funcionários da companhia holandesa KLM, parceira da empresa queniana. O avião caiu a apenas dois quilômetros a leste do aeroporto de Abidjan.

___________________________________________________________________________

18/11/99

Fokker 100 da TAM acidentado no pouso em SDU/RJ!

Não há notícias de feridos no acidente do vôo 904 do Fokker 100 da TAM no Aeroporto Santos Dumont, que havia saído de São Paulo às 7h50m. c/ 107 pax. à bordo. O susto, no entanto, foi grande. Os passageiros afirmaram que o avião desceu muito rápido e que algo pareceu ter se quebrado durante a aterrissagem. O avião rodopiou na pista e foi para cima da grama, amedrontando os passageiros, já que o avião quase caiu na Baía de Guanabara. Não há informações oficiais da Infraero. A assessoria de imprensa das TAM afirma que houve um problema com um trem de pouso - ainda não se sabe exatamente qual.

___________________________________________________________________________

31/10/99

Boeing 767-300 da Egyptair cai no mar!

Um Boeing 767-300 da EgyptAir, com 217 pessoas a bordo, caiu na madrugada deste domingo no oceano Atlântico, menos de meia hora após decolar do aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, com destino ao Cairo, a capital do Egito. O Boeing transportava 199 passageiros e 18 tripulantes. O avião decolou à 1:19 e voava a 33.000 pés (9.900 metros) quando desapareceu. Os investigadores estão examinando o mau funcionamento de um dos reversos como uma das possíveis causas do acidente do último domingo. A torre de controle não recebeu qualquer mensagem de emergência da tripulação.

___________________________________________________________________________

15/09/99

Boeing 757-200 da Britannia, acidentado no pouso!

A aeronave partiu-se em 03 pedaços quando pousava no aeroporto de Girona, no nordeste da Espanha, causando ferimentos em 68 pessoas. No momento da aterrissagem, a região era castigada por uma chuva torrencial. Os passageiros classificaram como um milagre o fato de todos terem sobrevivido ao desastre com o Boeing 757 da companhia britânica, que transportava 245 pessoas, nove delas tripulantes. O avião decolara de Cardiff, no País de Gales, e, devido ao mau tempo, teve que fazer um pouso de emergência em Girona, na região espanhola da Catalunha, por volta da meia-noite, hora local. O piloto não teve como parar o avião na pista escorregadia. Com a visibilidade extremamente reduzida, ele se viu obrigado a abortar duas tentativas anteriores de pouso.

_____________________________________________________________________________________

31/08/99

Boeing 737-200 da LAPA (Argentina), incendiado ao tentar a decolagem!

Um Boeing 737-204( flight 3142),  da Companhia Lapa (Linhas Aéreas Privadas Argentinas) caiu na avenida Punta Carrasco, em frente ao Aeroporto Jorge Newbery, o Aeroparque Metropolitano, localizado em uma área densamente povoada de Buenos Aires. 79 pessoas perderam a vida e 24 se salvaram. O avião fazia a linha Buenos Aires/Córdoba com 98 passageiros/05 tripulantes e explodiu ao cair, depois de um problema na turbina esquerda. A aeronave chegou a fazer a corrida na pista para a decolagem e quando estava a 20 metros do chão, o Boeing teria caído e começado a se arrastar por cerca de 40 segundos, ganhando a avenida. Um ponto de ônibus e nove carros foram atingidos.

___________________________________________________________________________

24/08/99

MD-90 da UNI AIRLINES incendiado no pouso em Hualien, a 180 km de Taipé, na China!

O acidente com o MD-90 da companhia UNI Airlines foi o segundo envolvendo aviões formosinos em apenas três dias. O subdiretor da companhia, Si Chung-ching, contou que, no momento em que o MD-90 tocava a pista, houve um "barulho estranho" na frente da cabina e logo começou a sair fumaça negra do compartimento de bagagens. Após uma investigação inicial, o ministro dos Transportes Lin Feng-chen disse que, aparentemente, aconteceu algum tipo de explosão. As autoridades, porém, ainda não determinaram qual foi a sua origem. 28,  dos 96 pax. a bordo, ficaram feridos.

___________________________________________________________________________

22/08/99

MD-11 da China Airlines (flight 642), incendiou-se e tombou durante o pouso!

Pelo menos duas pessoas morreram e 200 ficaram feridas neste domingo quando um avião da companhia formosina China Airlines, com 315 passageiros a bordo, se acidentou durante um pouso tumultuado por uma tempestade tropical no aeroporto internacional de Hong Kong. O acidente aconteceu às 18:40 de domingo (horário local), justamente quando a tempestade tropical "Sam" cruzava Hong Kong com ventos de 100 km/h. Muitos vôos foram cancelados ou atrasados devido ao mau tempo. O MD-11 ficou tombado na pista. O aeroporto de Chek Lap Kok, o mais caro do mundo, foi inaugurado há um ano, ao custo de 9 bilhões de dólares.

___________________________________________________________________________

 

[Retornar]      [Principal]


© COPYRIGHT 2017 - Webmaster Fernando Basto