®

Duas palavras resumem o sucesso da PEPSI-COLA® sobre a COCA® no Rio Grande do Sul: Heitor Pires.

Este português chegou ao Brasil por volta de 1925, aos dezoito anos e mudou-se para Porto Alegre dois anos depois. Estudava direito no Rio de Janeiro para onde viajava apenas na época de prestar os exames. Foi no Rio Grande do Sul que conheceu sua esposa, Heloísa Toledo, com quem teve duas filhas, Tânia e Maria Anaísa.

Morou também em São Paulo, onde trabalhou como jornalista em "A Tribuna". Em Porto Alegre foi revisor do jornal Correio do Povo®. Posteriormente, manteve um renomado escritório de advocacia, no edifício Cavalcanti*, entre as ruas Siqueira Campos e Antônio Rodrigues de Miranda, que largou para dedicar-se à fábrica da PEPSI®.

* NOTA: Meu avô mantinha seu escritório de advocacia no EDIFÍCIO PAISANDÚ, na rua Caldas Júnior. Infelizmente, no livro, a informação saiu incorreta.

Participou ainda da construção do atual prédio da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), ficando mais tarde responsável pelo fornecimento de engradados de PEPSI® e água Rainha® para o bar da entidade.

Heitor Pires sempre foi um homem muito articulado com a colônia portuguesa e costumava estar sempre envolvido em algum projeto que a reunisse. Em 16 de dezembro de 1934, foi um dos 118 fundadores da Casa de Portugal. Dezesseis anos depois, tornou-se sócio benemérito da instituição. Em 28 de julho de 53, foi eleito presidente da Casa pela primeira vez, Sendo reeleito em 20 de julho de 1955. Renunciou ao cargo em 31 de janeiro de 57, alegando motivos de força maior.

Heitor Pires foi também presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência, eleito em 24 de julho de 1949.

Todas as suas ações acabaram acarretando-lhe o título de Comendador da Ordem de Benemerência da República de Portugal, concedido pelo presidente de Portugal, General Higino Craveiro Lopes, em uma visita ao Brasil em 20 de junho de 1957.

Recebeu ainda outros títulos de benemerência: condecoração da Cruz Vermelha Brasileira, condecoração por serviços prestados à coletividade luso-brasileira, cidadão de Canela, Esteio, Sapucaia e Passo Fundo.

Mas o maior negócio de Heitor Pires foi, sem dúvida, a PEPSI-COLA®. Por seu empenho e dedicação à empresa chegou, inclusive, a ser conhecido por muitos como "MISTER Pepsi". Uma história de amor, dedicação e ousadia de um português que queria ser mais do que um simples imigrante em um país em desenvolvimento.


 © COPYRIGHT 2017 - Webmaster - Fernando Basto