VALE REGISTRAR

- Refri e churrasco (Jornal Zero Hora - RS) -

"O debute da PEPSI no patrocínio do 'Planeta Atlântida' volta a colocar no palco uma histórica particularidade: o Rio Grande do Sul é das praças em que a PEPSI tem das melhores doses de mercado do Brasil (do mundo?). Na Capital, chega a ter participação tão ou mais gorda que a arqui-rival Coca-Cola.

As lendas são muitas, mas segundo a própria companhia, o motivo está nas origens da marca no mercado brasileiro: a história da PEPSI no Brasil começou a ser escrita no Rio Grande do Sul.

Está nos anais da companhia que a PEPSI foi 'descoberta' por Heitor Pires, um português que migrou para o Brasil em 1925.

Durante uma viagem aos Estados Unidos, em 1950, o Comendador experimentou, pela primeira vez, uma PEPSI-COLA, refrigerante inventado pelo farmacêutico Caled Bradham, em 1893, na Carolina do Norte.

Dois anos depois, em fevereiro de 1952, Pires inaugurou por aqui a "Refrigerantes Sul Rio-Grandense S.A.", fábrica com janelões de vidro que deixavam ver a fabricação de PEPSI.

O marketing também ajudou a selar a relação da PEPSI com os gaúchos. Na década de 50, a marca patrocinou o concurso de beleza A Mais Bela Gaúcha, então apelidada 'Miss Tampinha'. Também bancou eventos como A Corrida dos Garçons e carnaval de rua".

(OBS: Texto elaborado e escrito pela jornalista Lurdete Ertel, na coluna "Informe Econômico", do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, em 07/02/2001).


Clique AQUI e veja um Comercial da PEPSI, em exibição nos E.U.A. (janeiro de 2002)Arquivo em extensão MPEG (Vídeo)!

( OBS: Os arquivos acima/abaixo podem demorar alguns minutos para serem carregados ! )

Clique AQUI e veja outro Comercial da PEPSI, lançado recentemente na mídiaArquivo em extensão MPEG (Vídeo)!

 

Clique na FOTO para AMPLIAR !

Fernando Basto (neto de Heitor Pires) e Giovanna Basto(bis-neta). Fotos tiradas na Redenção (Parque Farroupilha), em Porto Alegre/RS e na Fábrica da PEPSI, em Sapucaia do Sul (Região Metropolitana de Porto Alegre) - RS - Janeiro de 2013.


Na década de 80, o Comendador HEITOR PIRES foi homenageado pela prefeitura de Porto Alegre tendo seu nome colocado em uma rua, no bairro 'Protásio Alves', na Capital Gaúcha. Abaixo, segue o mapa da localidade e os detalhes da Rua Dr. Heitor Pires:

Rua DR. HEITOR PIRES


Início: 
Rua PAULO MADUREIRA COELHO

Fim: 
Rua JOAO DA SILVA BUENO - 20 m após 

CEP: 91260-120 

Bairro: *PROTASIO ALVES* - Porto Alegre - RS


 

- Como a PEPSI enfrentou a Coca no RS (Por Darci Demetrio - Revista Advertising/Press - RS) -

OBS: clique nas imagens ACIMA, para ver a reportagem em detalhes.

OBS: clique na imagem ACIMA, para ler a reportagem.

 

Heitor Pires (ao centro) - New York/USA - 1959.

Heloísa Pires (ao centro) - New York/USA - 1959.

OBS: clique na foto ACIMA, para ver em tamanho original.

 


* Veja a história dos logotipos da PEPSI, desde a sua fundação até os dias atuais *


 

[Retornar]                                                          [Principal]


© COPYRIGHT 2017 - Webmaster - Fernando Basto